terça-feira, 8 de abril de 2008

Petrobrás (Candeias/BA)

(Candeias/BA) Dados da Empresa

Razõa Social: Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS

CNPJ/MF: 33.000.167/0105-06

Usina Construida em Produção - Autorizada pela ANP

Capacidade de produção: 157 mil litros/dia (47,1 milhões litros/ano)

Matéria Prima: Algodão, Amendoim, Dendê, Mamona, Soja, entre outras oleaginosas e Gordura Animal.

Valor do investimento: 78 milhões de reais

Emprego e renda: Agricultura familiar - 25 mil famílias
Empregos durante a obra: 100 diretos e 400 indiretos
Empregos na fase de operação: 30 diretos

Endereço: Rodovia BA-522, Km 11. Zona Rural.
CEP: 43.813-300. Candeias/Bahia
Brasil

A Petrobras está desenvolvendo seus três primeiros projetos de produção industrial de biodiesel em Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE). As unidades têm como objetivo atender a demanda da Petrobras Distribuidora (BR) no nordeste, que hoje, comercializa biodiesel em mais de 4 mil postos em todo o Brasil.

O biodiesel será produzido a partir de vários óleos vegetais e gordura animal, e cada usina terá capacidade para produzir até 57 milhões de litros anualmente. O investimento total é de, aproximadamente, R$ 227 milhões e o início da operação nas três unidades está previsto para o final de 2007.

A vencedora da licitação para implementação das plantas é a empresa de engenharia Intecnial S.A., localizada em Erechim (RS). A empresa utiliza a tecnologia da companhia americana Crown Iron Works, uma das líderes mundiais em engenharia de processamento de sementes e óleos vegetais.

O suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel será priorizado pela Petrobras a partir da agricultura familiar, pelo menos na quantidade necessária para a obtenção do Selo Combustível Social. O Selo, concedido pelo Governo Federal, garante ao produtor de biodiesel direito a benefícios de políticas públicas específicas, voltadas para estimular a inclusão social de agricultores familiares na cadeia produtiva de biodiesel.

Nossa proposta é contribuir para o fortalecimento dos agricultores e suas cooperativas, estimulando o aumento da produção e da produtividade de mamona, algodão, dendê e, futuramente, outras oleaginosas como o girassol, o amendoim e o pinhão manso. Para tanto, já iniciamos as negociações com organizações locais e nacionais representativas da agricultura familiar. Também estamos articulando com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de oleaginosas nas proximidades das usinas. O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estão participando deste processo para garantir o financiamento. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e outros órgãos de desenvolvimento, como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) da Bahia, estão contribuindo com a tecnologia agrícola. Apenas nas três primeiras unidades de biodiesel da Petrobras, cerca de 70 mil famílias de agricultores poderão ter emprego e renda.

A Petrobras ainda analisa diversos projetos em outras regiões do Brasil para garantir que, em 2011, a empresa esteja produzindo 855 milhões de litros de biodiesel por ano, conforme seu Plano de Negócios 2007/2011. Os projetos em análise serão realizados em parceria com diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos a cooperativas de trabalhadores rurais.

O município de Candeias foi escolhido pela a proximidade com as bases das distribuidoras de combustível e mercado consumidor e a localização privilegiada em relação aos meios de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.

Website: http://www2.petrobras.com.br/

Fonte:

Útima atualização 01/11/2008 às 13:25

5 comentários:

Unknown disse...

Vai ser muito bom para a população de Candeias-BA. Porque além dos empregos diretos, também há os empregos indiretos e o aumento da circulação de renda na região.

Nos últimos anos a cidade tem sido brindada com novos investimentos, que possibilitou o aumento da qualidade dos serviços prestados.

A construção do Centro Médico e Empressarial GSS é um bom exemplo disso. O prédio possibilitou a instalação de novos empreendimentos para a cidade, como a Clínica Dra. Mariana Eloy http://www.marianaeloy.med.br, que há mais de 2 anos presta um atendimento de primeira qualidade, com preços acessíveis a população candeiense.

Faço votos que de a instalação dessa Usina seja um sucesso e que traga muitos benefícios a cidade.

almeida disse...

gostaria de saber se tem interesse de estagiario na area de tecnico de meio ambiente. caso tenha interesse estou disponivel.




Imail: luciaalmeida1@hotmail.com

Valdir disse...

Prezados Senhores:

Somos a SÓ TANQUES...Atuamos há 30 anos em projetos e fabricação de
tanques, reservatórios, entre outros...Em aço carbono e aço inoxidável...Nas
dimensões do seu projeto...Empresa credenciada ao BNDES / FINAME.
Visite o nosso site: www.sotanques.com.br

Muitíssimo Obrigado,

Valdir Bagnariollo
Depto Comercial
Fone: (11) 2917-0899
Celular: (11) 9774-7886
E-mail: valdir@sotanques.com.br

Unknown disse...

bom dia senhores sou leopoldo dos santos mascarenhas de freitas,sou recem-formado em administraçao em candeias e gostaria de poder atuar nesta orgaizaçao sera que tem,uma vaga para pessoal com nivel superior,e recentemente fiz um curso de gestao ambiental,com enfanse em auditoria e pericia ambiental,estou disposto a fazer qualquer serviço.

meu numero de contato é tel:75 3241-1230
cel: 81259818
email: ligier100@hotmail.com

Claudia Zanette disse...

gostaria de saber o número de telefone da usina de Candeias.
Att,
Claudia Zanette
zanette.claudia@gmail.com