domingo, 20 de abril de 2008

Ecobrás (Ceilândia/DF)

Razão Social: Eco Brasília Diesel - Ecobrás

Capacidade de Produção: 50 mil litros/dia (15 milhões litros/ano)
Capacidade Planejada: 300 mil litros/dia (90 milhões litros/ano)

Materia-Prima: Óleo de cozinha reciclado

Rota Tecnologica: Metílica

Previsão de Funcionamento: 2008

Investimento: R$ 7 milhões

Geração de empregos: 250 diretos e 10 mil indiretos

Endereço: Setor de Indústrias de Ceilândia
Ceilândia/Distrito Federal
Brasil

Telefone: (61) 3367 5264 / 7508 / 1491

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, vice-governador Paulo Octávio, a iniciativa da empresa Ecobrás é uma oportunidade de desenvolvimento para o DF.

“A usina de biodiesel vai gerar empregos e renda, além de aproveitar o que hoje causa danos ao meio ambiente. O DF tem tudo para ser um exemplo de desenvolvimento sustentável”, disse Paulo Octávio.

O projeto da produção de biodiesel a partir do óleo vegetal já começou. De acordo com o presidente da Ecobrás, Paulo Roberto Miranda, o processo de coleta de óleo já recolhe cerca de 3.500 litros por dia. Enquanto a usina não começa a funcionar na Ceilândia, o óleo está sendo vendido para outras indústrias no Brasil.

Dos 10 mil restaurantes existentes no DF, 1.280 já estão credenciados para doar óleo de cozinha à usina. Depois de usar o óleo vegetal, moradores do DF também podem fazer doações. A Ecobrás leva o recipiente até a residência de quem quer participar do projeto e recolhe em seguida. A coleta do óleo será feita por catadores organizados em cooperativas. Segundo Miranda, trata-se de uma forma de gerar renda para milhares de famílias e de aproveitar a experiência de coleta de papéis que Brasília tem por meio de cooperativas.

“No início, nossa usina será movida a óleo vegetal. Depois partiremos também para outras matérias-primas, como grãos, que é a forma mais tradicional de se elaborar o biodiesel”, afirmou Miranda.

O projeto da usina foi anunciado durante apresentação do Fórum de Energias Alternativas, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para o coordenador do Fórum, Emerson Freddi, um dos objetivos da secretaria é levar usinas de biodiesel de pequeno porte para a área rural do Distrito Federal e do Entorno. Lá, a capacidade de produção do combustível será de até 800 litros por dia.

“Podemos ter repercussão na região do Entorno, alterando a matriz produtiva da região para produção das matérias-primas usadas na produção do biodiesel como soja, girassol e mamona”, argumentou Freddi.

Fonte: /

Um comentário:

Valdir disse...

Prezados Senhores:

Somos a SÓ TANQUES...Atuamos há 30 anos em projetos e fabricação de
tanques, reservatórios, entre outros...Em aço carbono e aço inoxidável...Nas
dimensões do seu projeto...Empresa credenciada ao BNDES / FINAME.
Visite o nosso site: www.sotanques.com.br

Muitíssimo Obrigado,

Valdir Bagnariollo
Depto Comercial
Fone: (11) 2917-0899
Celular: (11) 9774-7886
E-mail: valdir@sotanques.com.br
E-mail: sotanques@sotanques.com.br