quarta-feira, 9 de abril de 2008

Usina Piloto de Quixeramobim (Quixeramobim/CE)

Dados da Empresa

Razão Social: Usina Piloto de Quixeramobim

Usina Piloto construida em produção - Ainda sem processo de autorização na ANP

Rota Tecnologica: Metílica

Capacidade de produção: 360 litros/dia (118 mil litros/ano)

Matéria prima: Mamona

Endereço: Fazenda Normal. Quixeramobim/CE
Brasil

Capacidade de produção:
Atualmente são extraídos 350 litros/dia (105.000/ano), mas quando estiver totalmente implantado, serão 800 litros diários (240.000/ano) a partir de usinas nos municípios de Quixadá, Pedra Branca e Santa Quitéria.

Além de dar acesso à energia elétrica para a comunidade de Serrinha de Santa Maria, a iniciativa também busca o aprimoramento técnico. O projeto engloba desde a plantação dos vegetais até a queima do biodiesel

Desde a primeira etapa, as atividades acontecem na . Lá é realizado o plantio de oleaginosas (mamona e pinhão manso), beneficiamento de sementes, extração do óleo vegetal in natura e conversão em biodiesel. Todas essas fases são monitoradas para o levantamento de dados. A comunidade de Serrinha de Santa Maria, distante 22 km, também é beneficiada, tendo acesso à energia elétrica através de um gerador que funciona à base do biodiesel e óleo in natura produzidos.

No projeto de biodiesel do IDER, para cada 100 litros de óleo de mamona e 10 litros de metanol usados na trasesterificação, são obtidos, aproximadamente, 100 litros de biodiesel e 10 litros de glicerina. A glicerina pode ser vendida para a indústria de cosméticos e a torta, o resíduo da extração do óleo da semente, também é usado como adubo. Desse modo, a produção de biodiesel não gera resíduos tóxicos, por exemplo, o que o torna um combustível renovável e ecologicamente correto.

O IDER é responsável por todo o desenvolvimento, implementação, administração, gerenciamento, acompanhamento, execução e análise do projeto, do qual foi idealizador. Como parceiros, estão a Embrapa, orientando a lavoura; Tecbio e Padetec, da Universidade Federal do Ceará, auxiliando na produção do biodiesel. O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Quixeramombim completam a lista de parceiros.

O projeto desenvolvido no semi-árido cearense funciona em caráter experimental há cerca de dois meses, em uma área de 70 hectares, e gera 60 empregos diretos.

Ler Também
seagri

Fonte: Embrapa Algodão

3 comentários:

E.M.E.F. MANOEL CARLOTO PINHEIRO disse...

Estou pensando em abrir uma empresa para começar uma coleta de oleo de cozinha usado e gostaria de saber se essa usina está comprando esse produto para transformar em biodiesel? Email: rafaelppontes@hotmail.com

Valdir disse...

Prezados Senhores:

Somos a SÓ TANQUES...Atuamos há 30 anos em projetos e fabricação de
tanques, reservatórios, entre outros...Em aço carbono e aço inoxidável...Nas
dimensões do seu projeto...Empresa credenciada ao BNDES / FINAME.
Visite o nosso site: www.sotanques.com.br

Muitíssimo Obrigado,

Valdir Bagnariollo
Depto Comercial
Fone: (11) 2917-0899
Celular: (11) 9774-7886
E-mail: valdir@sotanques.com.br
E-mail: sotanques@sotanques.com.br

Unknown disse...

Boa noite. Estou concluindo o curso técnico em biocombustiveis no Instito Federal do Rio Grande do Norte - IFRN . Gostaria de saber se a empresa está disponivel para contratar estagiários ?

Alguma noticia se possivel entrar em contato.

Kaiany Cristina De O.Costa

Celular: (84) 9190-6744
Celular: (84) 9947-1167
E-imail :kaianycristina@hotmail.com

Obrigado pela atenção que foi dada.