quarta-feira, 16 de abril de 2008

Big Frango (Rolândia/PR)

Dados da Empresa
Razão Social: Agrícola Jandelle Ltda
CNPJ: 76.743.764/0001-39

Usina Construida - Autorizada pela ANP

Capacidade de Produção: 40 mil litros/dia (12 milhões de litros/ano)

Rota Tecnologica: Metílica

Matéria Prima: Gordura de frango

Endereço: Avenida Itamaraty, 2020
Rolândia/Paraná
Brasil
Telefone: 43 2101 8200

Website: http://www.bigfrango.com.br/

A produção de biodiesel já é uma realidade na Big Frango. Após cinco anos de estudos e pesquisas, a empresa passou a fabricar seu próprio combustível, que é utilizado na frota de 180 veículos, todos com motor a diesel. Por enquanto, o biodiesel é misturado ao óleo diesel comum na proporção de 50%, mas de acordo com o engenheiro Eduardo Vilela, a meta é atingir os 100% de biodiesel na frota.

A usina, instalada na fábrica de subprodutos da empresa, tem capacidade de produção de 160 mil litros do combustível por dia e o uso dele em caminhões e tratores já traz economia de R$ 300 mil por mês para a empresa apenas com o consumo menor de óleo diesel pela frota.

Segundo Vilela, o biodiesel é obtido a partir da gordura do frango, extraída das vísceras das aves. O processo para que essa gordura se transforme em combustível é chamado transesterificação, que nada mais é que a mistura de um álcool – etanol ou metanol – à gordura. “Toda gordura é formada de triglicerídeos que têm em sua estrutura final um composto OH, que é um glicerol. O processo para transformar a gordura em biodiesel quebra essa molécula e a substitui por uma terminação de álcool. Isso é feito com a ajuda de um catalisador”, detalha Vilela.

E não há perdas na conversão, um litro de gordura vira um litro de biodiesel e o processo tem ainda subprodutos, como a glicerina. Ela é aproveitada pela fábrica na caldeira e substitui o uso de lenha. Além de economizar, a Big Frango reduz a poluição no ar pois a energia produzida pela glicerina é uma energia limpa, ao contrário da lenha.

A gordura do frango, segundo Vilela, passa por três fases antes de se transformar em combustível. Primeiro é preciso neutralizar e secar o óleo, depois ele é transformado em biodiesel e passa novamente pelo processo de neutralização e secagem.

A fabricação desse combustível só traz vantagens, incluindo a preservação do meio ambiente. Vilela enumera que o biodiesel é 78% menos poluente que o diesel comum. Além disso, ele representa uma economia para a empresa, que já possui a matéria-prima em sua fábrica e não precisa comprar diesel comum no mercado.

A Big Frango investiu cerca de R$ 3 milhões em equipamentos, tecnologia e estudo até chegar à fabricação do biodiesel. A intenção da empresa no futuro é, além de fazer uso do produto, comercializá-lo. “Num primeiro momento teremos a Petrobrás como compradora, mas, lá na frente, as distribuidoras locais terão que comprar o biodiesel de alguém. Como o frete desse tipo de mercadoria é muito caro, será mais vantajoso comprar de quem produz na própria região”, projeta Vilela.

Para isso a empresa precisará obter uma certificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para atuar como distribuidora do combustível. Assim ela poderá inclusive participar dos leilões para a compra de biodiesel promovidos pela própria ANP.

Fonte: Big Frango

3 comentários:

Hidroparts disse...

Sou da área comercial da Hidroparts Metalúrgica, e gostaria de saber como fazer parte dos fornecedores.
Sediados em São Paulo, somos hoje, uma das maiores fabricante da linha hidráulica de combate a incêndio, como: Esguichos, Hidrantes, Adaptadores, Tampões, Canhões, Proporcionadores de espuma, Válvulas, etc...
Fornecemos regularmente a PETROBRÁS, como também GRUPO USIMINAS, COSAM, BRASKEN, PETROSERV S.A, VOITH, QUATOR, FIRESTONE, PAPEIS KLABIN, CENIBRA, CYRELA CONSTRUTORA, CONSTRUTORA GUARANY, BEIRA RIO BIODIESEL, BIOPAR BIODISEL, BIO VERDE BIODIESEL etc....
Agradeço antecipadamente me colocando a disposição para participar de cotações e de qualquer esclarecimento técnico
vendas1@hm.ind.br

Valdir disse...

Prezados Senhores:

Somos a SÓ TANQUES...Atuamos há 30 anos em projetos e fabricação de
tanques, reservatórios, entre outros...Em aço carbono e aço inoxidável...Nas dimensões do seu projeto...Empresa credenciada ao BNDES / FINAME. Visite o nosso site: www.sotanques.com.br

Muitíssimo Obrigado,

Valdir Bagnariollo
Depto Comercial
Fone: (11) 2917-0899
Celular: (11) 9774-7886
E-mail: valdir@sotanques.com.br
E-mail: sotanques@sotanques.com.br

Unknown disse...

Somos da Metalúrgica Defacch temos nossas atividades voltadas a fabricação de equipamentos, execução e instalação de projetos de plantas de Biodiesel.
A Metalúrgica Defacch também produz Estações de ETA e ETE para tratamento de água e afluentes, biodigestores com geração de energia, filtros e abrandadores, feitos em aço inox e aço carbono.
Empresa credenciada ao BNDES / FINAME.
Visite o nosso site: www.defacch.com.br

Grata pela atenção:

Beatriz Facchi
Depto Comercial
Fone: (54) 3451 - 3466
Celular: (54) 9207 9305
E-mail: vande@defacch.com.br